Pós-Graduação

Sociedade, Classe e Movimentos Sociais

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Ética e Cidadania

1) Fundamentos de ética e cidadania
2) Conceito de cidadania
3) Ética social e política
4) Ética e a moral na contemporaneidade
5) Ética no mundo do trabalho
6) Problemas éticos nas profissões
7) Código de ética das profissões
8) Ética em profissões não regulamentadas
9) Ética nas relações humanas
10) Ética e cidadania na sociedade tecnológica
11) Intolerância, racismo e xenofobia
12) Ensino da ética nas instituições
13) Direitos humanos
14) Ação comunitária e participação democrática
15) Ética as redes sociais
16) Educação, ética e cidadania hoje

Sociologia e Ética Profissional

a) A construção do campo da Sociologia
b) Conceitos básicos e conhecimentos em Sociologia
c) Percurso de ética sociológica e atribuições práticas
d) Sociologia no campo científico relacionada ao contexto prático
e) Positivismo de Augusto Comte e o crescimento moral
f) O materialismo de Karl Marx e os rumos do desenvolvimento
g) Os impactos concretos do funcionalismo de Émile Durkheim
h) Weber e ação social na prática
i) O design da sociedade
j) Organização e mudança social
k) Dimensões da sociedade
l) Pré-capitalismo e capitalismo
m) Trabalho e sociedade
n) Ética e sociedade
o) A ética empresarial e a pós-modernidade
p) Relações entre a ética e as profissões: contexto empresarial e profissional

Aspectos Sócio Antropológicos

a) Compreendendo as diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico
b) As ciências sociais
c) A História da Sociologia
d) O Surgimento da Sociologia Educacional
e) Antropologia e seu campo de estudo
f) Etnocentrismo
g) Relativismo cultural
h) Antropologia educacional
i) A Sociologia e a Antropologia como Ciências Sociais
j) Aspectos Conceituais da Sociologia e da Antropologia
k) Pressupostos teóricos clássicos da Sociologia e da Antropologia
l) A Sociologia e a Antropologia contemporânea
m) As teorias antropológicas contemporâneas – o funcionalismo
n) Compreender o conceito de função social em sua origem e aplicação
o) Aplicar o conceito de função social à escola, como finalidade
p) Identificar e solucionar problemas relacionados à prática pedagógica
q) Proceder com eficiência o trabalho avaliativo considerando a questão da afetividade

Educação e Direitos Humanos

a) Estabelecer as delimitações teóricas e metodológicas da educação em direitos humanos
b) Tratados internacionais de direitos humanos
c) Educação em direitos humanos e o contexto brasileiro
d) Educação em direitos humanos na contemporaneidade
e) Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira
f) Perspectivas legais e desafios da educação em direitos humanos
g) Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos
h) Direitos humanos no ambiente educacional
i) Proposta metodológica e a educação em direitos humanos
j) Direitos humanos no ensino fundamental
k) Direitos humanos no ensino médio e na educação profissional
l) Direitos humanos no ensino superior
m) Educação em direitos humanos na educação não escolar
n) Educação para paz
o) Educação em valores
p) Desafios e tendências da educação em direitos humanos

Educação das Relações Étnico-Raciais

a) Explicando a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional
b) Reconhecendo o discurso pedagógico da diversidade
c) Entendendo a introdução a educação étnico-racial
d) Analisando os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais
e) Reconhecendo o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras)
f) Definindo o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil
g) Relembrando o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do Brasil: culturas indígenas no Brasil. (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras)
h) Nomeando o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no Brasil
i) Refletindo sobre a diversidade cultural e sobre o respeito às diferenças
j) Aplicando a diversidade cultural brasileira na prática docente
k) Desenvolvendo uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças
l) Avaliando a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural
m) Reconhecendo a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças
n) Desenvolvendo metodologia de ensino em educação das relações étnico-raciais
o) Produzindo uma educação voltada às relações étnico-raciais
p) Planejando currículo e práxis pedagógica voltados a diversidade cultural e étnico-racial: questões iniciais sobre currículo e práxis pedagógica

Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social

a) Segurança do trabalho e normas regulamentadoras
b) Riscos ocupacionais
c) Prevenção de acidentes no trabalho
d) CIPA – comissão interna de prevenção de acidentes
e) Saúde e qualidade de vida no trabalho
f) Trabalho e qualidade de vida
g) Saúde ocupacional
h) Primeiros socorros
i) Ecologia e preservação do meio ambiente
j) Poluição
k) Prevenção e combate a incêndio
l) Norma ISO 14.000
m) ISO 26.000
n) Direitos humanos
o) Legislação e cidadania
p) Projeto de responsabilidade social

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,