Pós-Graduação

Ensino da Língua Portuguesa

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Língua Portuguesa e Gramática Histórica

a) Da Gramática Latina Portuguesa
b) Gramática Histórica: Formação Linguística Do Brasil
c) Constituição do Léxico Português
d) Papel e Importância das Gramáticas Linguísticas
e) Conhecendo as características da fase latinista da Língua Portuguesa
f) Compreendendo as particularidades da fase filosófica da Língua Portuguesa
g) Entendendo os processos históricos das reformas da Língua Portuguesa
h) Reconhecendo o desenvolvimento do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
i) Identificando as características e a importância da leitura no ensino de Língua Portuguesa
j) Conhecendo os aspectos envolvidos nas atividades de produção textual
k) Compreendendo as diferenças entre as variações linguísticas na fala e na escrita: a linguagem coloquial e a norma padrão da Língua Portuguesa
l) Reconhecendo as características dos neologismos e da gramática normativa da Língua Portuguesa

Linguística Aplicada ao Ensino de Português

a) Conhecendo o campo teórico da linguística aplicada – parte I
b) Conhecendo o campo teórico da linguística aplicada – parte II
c) Analisando as concepções de leitura
d) Refletindo sobre práticas de ensino e de avaliação da leitura
e) Estudando as concepções de escrita
f) Aplicando as técnicas redação e produção de texto: algumas orientações
g) Conhecendo práticas de ensino de escrita relacionadas ao ensino de língua portuguesa
h) Avaliando produções textuais
i) Conceituando letramento
j) Compreendendo o letramento como prática social
k) Identificando práticas de ensino embasadas no letramento
l) Diferenciando letramento e letramento literário
m) Conceituando gramática
n) Entendendo o processo de aquisição de linguagem
o) Planejando práticas de ensino e avaliação de gramática
p) Relacionando linguística aplicada e ensino de língua portuguesa

Processo de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Sociolinguística

a) Compreendendo o Surgimento do Objeto de Estudos da Sociolinguística
b) Entendendo a Relação entre a História da Língua Portuguesa e a Sociolinguística
c) Identificando os Processos de Transformação do Português para o Português Brasileiro
d) Relacionando Sociolinguística e Educação
e) Refletindo sobre o Ensino de Sociolinguística em Contextos no qual o Português Brasileiro não é a única Língua
f) Discutindo sobre diversidade linguística
g) Classificando o fenômeno da variação linguística
h) Conceituando bilinguismo, mudança de código e diglossia
i) Relacionando a sociolinguística às concepções de gramática
j) Refletindo sobre o preconceito linguístico no Brasil
k) Conceituando norma, gramática e variedade linguística
l) Compreendendo a relação entre variação linguística, ensino e literatura
m) Vinculando a Sociolinguística ao ensino de Língua Portuguesa por meio de estratégias

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,