Pós-Graduação

Ensino da Língua Portuguesa com Ênfase em Linguística

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Linguística Básica

a) Breve percurso histórico da linguística
b) Principais teorias linguísticas
c) Definição e o objeto da linguística
d) A linguística e as áreas de investigação e pesquisa
e) As dicotomias saussureanas
f) Signo linguístico, significante e significado
g) Língua e fala
h) Diacronia e sincronia
i) Sintagma e paradigma
j) Dupla articulação da linguagem
k) Relação entre a gramática e a linguística
l) Abordagem da gramática tradicional nos estudos linguísticos
m) Compreender a relação entre língua, cultura e sociedade
n) Compreender sobre o conceito de variantes culta e variante padrão do português brasileiro
o) Discutir o processo de oficialização de uma língua
p) Refletir sobre as atitudes e preconceitos linguísticos e seus desdobramentos na sociedade brasileira

Linguística Avançada

a) Compreendendo a Relação Entre Linguagem e Mente
b) Analisando Aspectos Cognitivos das Práticas de Sala de Aula
c) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados a Dificuldades de Aprendizagem
d) Planejando Aulas com Base nos Estudos Cognitivos
e) Compreendendo como Funciona a Aquisição de Linguagem
f) Aplicando Conceitos de Aquisição ao Ensino de Línguas
g) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados à Aquisição de Línguas Estrangeiras
h) Planejando Aulas para Programas de Ensino Bilíngue
i) Compreendendo Aquisição de Linguagem
j) Refletindo a Teoria na Prática
k) Identificando e Solucionando Problemas de Aquisição de LE
l) Executando a Hipótese de Insumo (INPUT)
m) Compreendendo os Níveis, Variações e Variedades da Linguagem
n) Aplicando os Conceitos de Norma Formal e Norma Informal
o) Identificando e Solucionando Problemas de Linguagem
p) Procedimentos de Desmistificação das Palavras

Linguística Aplicada ao Ensino de Português

a) Conhecendo o campo teórico da linguística aplicada – parte I
b) Conhecendo o campo teórico da linguística aplicada – parte II
c) Analisando as concepções de leitura
d) Refletindo sobre práticas de ensino e de avaliação da leitura
e) Estudando as concepções de escrita
f) Aplicando as técnicas redação e produção de texto: algumas orientações
g) Conhecendo práticas de ensino de escrita relacionadas ao ensino de língua portuguesa
h) Avaliando produções textuais
i) Conceituando letramento
j) Compreendendo o letramento como prática social
k) Identificando práticas de ensino embasadas no letramento
l) Diferenciando letramento e letramento literário
m) Conceituando gramática
n) Entendendo o processo de aquisição de linguagem
o) Planejando práticas de ensino e avaliação de gramática
p) Relacionando linguística aplicada e ensino de língua portuguesa

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,