Pós-Graduação

Filosofia e Teoria do Conhecimento

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Aspectos Sócio Antropológicos

a) Compreendendo as diferenças entre o senso comum e o conhecimento científico
b) As ciências sociais
c) A História da Sociologia
d) O Surgimento da Sociologia Educacional
e) Antropologia e seu campo de estudo
f) Etnocentrismo
g) Relativismo cultural
h) Antropologia educacional
i) A Sociologia e a Antropologia como Ciências Sociais
j) Aspectos Conceituais da Sociologia e da Antropologia
k) Pressupostos teóricos clássicos da Sociologia e da Antropologia
l) A Sociologia e a Antropologia contemporânea
m) As teorias antropológicas contemporâneas – o funcionalismo
n) Compreender o conceito de função social em sua origem e aplicação
o) Aplicar o conceito de função social à escola, como finalidade
p) Identificar e solucionar problemas relacionados à prática pedagógica
q) Proceder com eficiência o trabalho avaliativo considerando a questão da afetividade

Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação

a) Compreender os principais elementos e referências relacionados à produção de conhecimentos na neuroeducação
b) Identificar as características que permitem considerar a neuroeducação enquanto uma área interdisciplinar
c) Relacionar neurociência e educação compreendendo os aspectos interdisciplinares Significar as relações entre arte, história e cultura na formação em neuroeducação
d) Apresentar e discutir as relações entre ciência e epistemologia
e) Conceituar e categorizar epistemologia
f) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Genética de Jean Piaget, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
g) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Histórica de Bachelard, outra das principais linhas epistemológicas contemporâneas
h) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Arqueológica de Foucault, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
i) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Racionalista Crítica de Popper, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
j) Conhecer, conceituar e discutir a Epistemologia Crítica de Habermas, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
k) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Cognitivista, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
l) Conhecer, conceituar e discutir a Teoria da Complexi-dade, uma consistente base epistemológica atual
m) Conhecer, conceituar e discutir a Psicologia Histórica-Cultural, uma das principais linhas epistemológicas contemporâneas
n) Refletir sobre os limites e possibilidades para os estudos e construção do conhecimento na neuroeducação
o) Refletir sobre os caminhos para produção e pesquisa científica na neuroeducação diante dos conhecimentos discutidos no processo formativo

Educação Popular

a) Conceito e histórico da educação popular
b) O saber surge e circula
c) Terminologia popular
d) Educação popular hoje
e) Senso comum e a construção científica da educação popular
f) Competências e virtudes dos educadores
g) Metodologias na educação popular
h) Conceito de comunidade
i) Projetos multidisciplinares e a educação popular
j) Etapas e objetivos dos projetos multidisciplinares
k) Percepção dos educadores
l) Avaliação na perspectiva da educação popular
m) O papel da educação junto aos setores populares
n) Superação de barreiras escolares e a educação popular
o) Desafios da educação popular atualmente
p) Tendências da educação popular no cenário político-social brasileiro

Sociologia e Ética Profissional

a) A construção do campo da Sociologia
b) Conceitos básicos e conhecimentos em Sociologia
c) Percurso de ética sociológica e atribuições práticas
d) Sociologia no campo científico relacionada ao contexto prático
e) Positivismo de Augusto Comte e o crescimento moral
f) O materialismo de Karl Marx e os rumos do desenvolvimento
g) Os impactos concretos do funcionalismo de Émile Durkheim
h) Weber e ação social na prática
i) O design da sociedade
j) Organização e mudança social
k) Dimensões da sociedade
l) Pré-capitalismo e capitalismo
m) Trabalho e sociedade
n) Ética e sociedade
o) A ética empresarial e a pós-modernidade
p) Relações entre a ética e as profissões: contexto empresarial e profissional

Filosofia da Educação

a) Compreensão do conceito e das origens da Filosofia
b) Identificação do conhecimento mítico e filosófico
c) Conhecimento das bases teóricas que fundamentam a história da filosofia da educação
d) Classificação e descrição da tipologia do conhecimento
e) Filosofia e pensamento educacional na modernidade
f) Leitura e recortes acerca de educação e filósofos da modernidade
g) Tendências e correntes filosóficas: contexto histórico e pressupostos
h) Correntes filosóficas: abordagens e suposições
i) Filosofia e Tendências Pedagógicas da Prática Escolar
j) Tendência Liberal
k) Tendência Progressista
l) Tendência Progressista Libertária
m) Concepções e contribuições da Filosofia da Educação
n) Filosofia da educação e formação docente
o) Filosofia da Educação e educação brasileira
p) Filosofia da educação, contemporaneidade e subjetividade

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,