Pós-Graduação

Linguagens e Códigos nas Práticas Educacionais

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional

Linguística Básica

a) Breve percurso histórico da linguística
b) Principais teorias linguísticas
c) Definição e o objeto da linguística
d) A linguística e as áreas de investigação e pesquisa
e) As dicotomias saussureanas
f) Signo linguístico, significante e significado
g) Língua e fala
h) Diacronia e sincronia
i) Sintagma e paradigma
j) Dupla articulação da linguagem
k) Relação entre a gramática e a linguística
l) Abordagem da gramática tradicional nos estudos linguísticos
m) Compreender a relação entre língua, cultura e sociedade
n) Compreender sobre o conceito de variantes culta e variante padrão do português brasileiro
o) Discutir o processo de oficialização de uma língua
p) Refletir sobre as atitudes e preconceitos linguísticos e seus desdobramentos na sociedade brasileira

Linguística Avançada

a) Compreendendo a Relação Entre Linguagem e Mente
b) Analisando Aspectos Cognitivos das Práticas de Sala de Aula
c) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados a Dificuldades de Aprendizagem
d) Planejando Aulas com Base nos Estudos Cognitivos
e) Compreendendo como Funciona a Aquisição de Linguagem
f) Aplicando Conceitos de Aquisição ao Ensino de Línguas
g) Identificando e Solucionando Problemas Relacionados à Aquisição de Línguas Estrangeiras
h) Planejando Aulas para Programas de Ensino Bilíngue
i) Compreendendo Aquisição de Linguagem
j) Refletindo a Teoria na Prática
k) Identificando e Solucionando Problemas de Aquisição de LE
l) Executando a Hipótese de Insumo (INPUT)
m) Compreendendo os Níveis, Variações e Variedades da Linguagem
n) Aplicando os Conceitos de Norma Formal e Norma Informal
o) Identificando e Solucionando Problemas de Linguagem
p) Procedimentos de Desmistificação das Palavras

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Metodologias do Ensino da Linguagem

a) Aprender e ensinar língua portuguesa na escola: aspectos básicos
b) Língua portuguesa na escola: histórico
c) Língua portuguesa e linguagem para a educação nos anos finais do ensino fundamental
d) Língua portuguesa e linguagem para a educação para o ensino médio
e) Compreendendo como a fala funciona e a variação linguística
f) Fonologia na escola: aspectos básicos
g) Leitura: aspectos gerais
h) A leitura na escola
i) O ato de ler
j) Construção textual (textualidade)
k) Construção textual
l) Tipologia e gêneros textuais
m) Aprendizagem significativa da linguagem
n) Estratégias no ensino da linguagem
o) Jogos e brincadeiras no ensino da linguagem
p) Metodologias ativas e o ensino da linguagem

Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa

a) Compreendendo os fundamentos epistemológicos, históricos e metodológicos
b) Refletindo sobre o aprender e o ensinar na escola
c) Analisando os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas em língua portuguesa
d) Processo de avaliação de aprendizagem para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
e) Analisando o funcionamento da fala e da leitura
f) Compreendendo os fenômenos da variação linguística e os processos da fonologia
g) Reconhecendo as características dos diferentes tipos de leitura
h) Demonstrando o funcionamento da leitura na escola
i) Compreendendo como funciona a escrita
j) Reconhecendo a prática da produção textual pelas crianças
k) Analisando a produção de textos na escola
l) Reconhecendo a interferência da tecnologia no desenvolvimento da escrita
m) Compreendendo as conexões da Língua Portuguesa com outras áreas de conhecimento
n) Analisando o papel dos jogos e das brincadeiras no ensino de Língua Portuguesa
o) Reconhecendo o papel da tecnologia em prol do ensino de Língua Portuguesa
p) Verificando os desafios e as tendências do ensino de Língua Portuguesa

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,