Pós-Graduação

Literatura Infantojuvenil

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional

Fundamentos da Teoria Literária

a) O que é literatura?
b) As funções da linguagem de Jakobson
c) A Poética de Aristóteles
d) Crítica e Teoria Literária
e) Os gêneros literários
f) O drama: as características e os principais representantes
g) A Epopeia: origem e principais obras
h) Os gêneros modernos (o romance, o conto, a crônica
i) Os elementos da narrativa
j) O personagem de ficção
k) A organização espacial e temporal
l) Teorias narrativas: Narratologia e Teoria do romance
m) As correntes teóricas do século XX
n) O New Criticism
o) A morte do autor e a Obra aberta
p) Outras teorias e correntes de pensamento

Literatura Popular

a) A tradição oral na literatura popular
b) O descaso com a literatura popular
c) A formação da literatura brasileira
d) As formas e os gêneros literários
e) O surgimento do Regionalismo
f) Entre o Romantismo e o Modernismo
g) A poesia popular
h) A poética na poesia popular
i) A história e as inspirações do movimento Barroco
j) Compreendendo as principais características e os principais autores barrocos
k) Conhecendo a história e as inspirações do movimento romântico
l) As principais características e os principais autores românticos
m) O contexto que deu origem ao Modernismo
n) As vanguardas artísticas europeias e a Semana de Arte Moderna
o) Identificando as fases do Modernismo
p) Compreendendo Modernismo, Pós-Modernismo e conhecendo os principais autores

Morfologia do Português

a) Morfologia: identificando morfemas, morfes e estrutura de palavras
b) Conhecendo a classificação e a função dos morfemas
c) Analisando os processos de estrutura das palavras
d) Examinando as palavras primitivas e derivadas, simples e compostas
e) Retomando os processos de formação de palavras
f) Conhecendo as flexões dos nomes
g) Entendendo as flexões dos verbos
h) Identificando os tempos e os modos verbais
i) Descrevendo as classes gramaticais da língua portuguesa
j) Identificando a morfologia dos adjetivos e dos substantivos
k) Conhecendo o padrão dos substantivos
l) Reconhecendo o padrão dos adjetivos
m) Compreendendo a morfossintaxe dos substantivos
n) Identificando a morfossintaxe dos adjetivos
o) Examinando as características dos verbos
p) Conhecendo a transitividade dos verbos

Literatura Infanto-Juvenil

a) Trajetória histórica da literatura infanto-juvenil no mundo
b) Trajetória histórica da literatura infanto-juvenil no brasil
c) Obras infanto-juvenis
d) Função da literatura infanto-juvenil
e) Contos de fadas modernos e tradicionais na formação do leitor
f) Conto de fadas tradicional
g) Conto de fadas renovado
h) Analisando criticamente os contos de fadas
i) Critérios estéticos e ideológicos nas obras do leitor infanto-juvenil
j) Representação da criança e do adolescente na literatura infanto-juvenil
k) Normas e valores na literatura infanto-juvenil
l) Poesia em sala de aula
m) Importância da leitura, da literatura e do trabalho com o texto literário
n) Desenvolvendo gosto literário na escola
o) Livro infanto-juvenil em sala de aula
p) Exteriorização de personagens e acontecimentos fantásticos na literatura infanto-juvenil Metodologias ativas e o ensino da linguagem

Textos Fundamentais da Literatura Universal

a) A Importância Histórica dos Clássicos Universais
b) A Odisseia de Homero e a Tradição da literatura ocidental
c) Tragédia Grega e a Composição do Trágico: Édipo Rei de Sófocles
d) O Renascimento em Shakespeare: Hamlet e Tragédia Moderna
e) O Legado do Romantismo Alemão
f) O Gótico Terror Americano
g) Obras de Edgar Allan Poe
h) Realismo
i) Flaubert e uma nova composição da realidade: Madame Bovary
j) As Flores do Mal de Baudelaire: o prenúncio da estética simbolista
k) Tendências modernas: A Metamorfose de Kafka
l) Clássicos Universais e Identidade Cultural
m) Era Nacional
n) Os clássicos universais e a literatura brasileira – Romance Urbano
o) Os clássicos universais e a literatura brasileira – Realismo

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,