Pós-Graduação

Metodologia do Ensino de Ciências

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação;
b) Identificar as diferentes naturezas da educação;
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar;
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional.
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional;
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia;
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas.
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos;
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar;
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea;
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações.
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia;
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro;
n) Compreender as definições de educação e a sua ética;
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente.

Fisiologia Humana

a) Compreender o que é a fisiologia humana e quais os seus principais objetivos de estudo
b) Conhecer a composição das membranas plasmáticas das células e quais os tipos de transporte que ocorrem através dela
c) Entender como as células denominadas excitáveis comunicam-se através da geração de potenciais de ação e através das sinapses
d) Estudar os fenômenos que levam à contração das células musculares esqueléticas, cardíacas e lisas.
e) Organização morfofuncional do sistema nervoso
f) Características do sistema nervoso autônomo e sua relação com o sistema nervoso central .
g) Função dos sistemas sensoriais que compõem a divisão aferente do sistema nervoso
h) Fisiologia do sistema motor e como o corpo se movimenta
i) Compreender os mecanismos básicos sobre o funcionamento do sistema cardiovascular
j) Aprender de que maneira acontece a respiração e as demais funções atribuídas ao sistema respiratório
k) Entender quais mecanismos levam à filtração do sangue e produção de urina pelos rins
l) Aprender os processos que levam à formação da urina excretada do organismo
m) Compreendendo como funciona o sistema digestório
n) Aprendendo os principais mecanismos de funcionamento do sistema endócrino
o) Conhecendo as glândulas endócrinas e os hormônios do eixo hipotálamo-hipófise
p) Aprendendo as principais funções da glândula adrenal e do pâncreas endócrino

Genética Humana

a) Padrões de Genealogia Mendelianos
b) Genética de Populações
c) Estrutura dos Ácidos Nucleicos e Replicação do DNA
d) Genética e Evolução
e) Célula e Cromossomos
f) Mitose e Meiose
g) Variação no Número, na Estrutura dos Cromossomos e Anomalias
h) Herança Monogênica
i) Transcrição e Processamento de RNA
j) Tradução e Código Genético
k) Regulação da Expressão Gênica em Eucariotos
l) Erros Inatos do Metabolismo
m) Imunogenética e Grupos Sanguíneos
n) Genômica
o) Base Genética do Câncer
p) Terapia Gênica

Metodologia do Ensino de Ciências

a) A ciência e o seu método
b) O ensino de ciências e as questões educacionais
c) Diferentes concepções do ensino de ciências para as séries iniciais
d) O professor na investigação e ensino das ciências
e) Atividades práticas no ensino de ciências
f) Modalidades didáticas para o ensino de ciências
g) Materiais didáticos de ciências naturais
h) Propostas oficiais e alternativas para o ensino de ciências
i) Ensino de ciências naturais nas séries iniciais
j) Análise de materiais didáticos para o ensino de ciências
k) Requisitos para a produção de materiais didáticos
l) Atuação do professor frente a produção de materiais didáticos de ciências
m) Etnoconhecimento e a percepção sobre ciências
n) Conhecimento tradicional nos materiais didáticos
o) Professor frente ao conhecimento tradicional
p) Produção de conhecimento frente a reflexão

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,