Pós-Graduação

Processos Cognitivos

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Com esse curso, o egresso estar

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Didática

a) Conceitualização e características da didática
b) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
c) Grandes educadores e a didática
d) Educação: definições e processos
e) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
f) Tendências pedagógicas na educação
g) Conteúdos operacionais da didática
h) Componentes do processo ensino-aprendizagem
i) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
j) Principais teorias da aprendizagem no ensino
k) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
l) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
m) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
n) Conteúdos escolares e de aprendizagem
o) Seleção e organização dos conteúdos
p) Técnicas de ensino-aprendizagem
q) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
r) Avaliação
s) Entender a importância da avaliação na educação
t) Planejamento educacional: tipos de planos
u) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
v) Projetar Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional os educacionais

Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos

a) Conceitos sobre currículo e sua trajetória históricas
b) Características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil
c) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica
d) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior.
e) Currículo
f) "Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos"
g) "Currículo em políticas públicas"
h) "Currículo como produção social e noções de currículo oculto "
i) Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola
j) Currículo por competências
k) "Itinerários formativos e flexibilidade curricular"
l) Métricas e cargas horárias curriculares
m) "Conceitos e definições de projetos pedagógicos"
n) "Estruturação de um projeto pedagógico curricular"
o) "Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular"
p) Tendências curriculares no Brasil

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita

a) Conhecendo o processo de aquisição da linguagem com base em diferentes hipóteses
b) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: fonologia e morfologia
c) Conhecendo o curso da aquisição da linguagem: sintaxe, semântica e pragmática
d) Identificando os distúrbios de linguagem oral
e) Produção e interpretação textual na educação básica
f) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o quinto ano
g) Produção e interpretação textual na educação fundamental até o sexto ano
h) Produção e interpretação textual no Ensino Médio
i) Produção e interpretação textual para PNEs, jovens e adultos
j) Produção e interpretação textual para portadores de transtornos
k) Produção e interpretação textual para jovens e adultos
l) Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita
m) Estudo, análise, pesquisa e organização dos elementos para interpretação textual
n) Distúrbios da linguagem escrita

Psicomotricidade

a) Psicomotricidade
b) Elementos base da psicomotricidade
c) Diferentes abordagens psicomotoras, teoria e prática
d) Hemisférios cerebrais na psicomotricidade
e) Simbolização do corpo
f) Contribuições da fisioterapia, medicina e psicologia para a psicomotricidade
g) Pensamento clínico nas atividades em psicomotricidade
h) Maturação e implicações neurológicas para a motricidade humana
i) Gerontomotricidade e a psicomotricidade na educação especial
j) Avaliação psicomotora
k) Influências na psicomotricidade
l) Afetividade nas intervenções psicomotoras
m) Vivências em psicomotricidade e o trabalho com família
n) Técnicas para reabilitação psicomotora
o) Educação e reeducação psicomotora
p) O psicólogo na reabilitação psicomotora

Processos Cognitivos e Aprendizagem

a) Linguagem e cognição
b) Processo de aprendizagem sob o foco cognitivo
c) Problemas de aprendizagem, avaliação e intervenção
d) Aspectos psicossociais e cognitivos
e) Atenção, percepção e memória
f) Emoção, conceitos e categorização
g) Resolução de problemas e linguagem
h) Processo escolar de ensino-aprendizagem
i) Abordagens comportamentalistas e cognitivistas
j) Abordagens humanista, empirista e inatista
k) Teoria da aprendizagem GESTALT
l) Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social
m) Processos, objetivos e domínios da aprendizagem
n) Aprendizagem versus representação
o) Avaliação nos processos de ensino-aprendizagem
p) Dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,