Pós-Graduação

Tecnologias Educacionais e Coordenação Educacional

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



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Unyboss

O Curso

Numa sociedade em transformação acelerada, a gestão pública ganha cada vez mais importância. Afinal, os governos precisam fazer frente às novas demandas que surgem nesse processo, abrangendo as mais diversas áreas da administração pública, impactando positivamente a vida das pessoas.

Bons gestores públicos precisam estar preparados para avaliar os cenários existentes e atuarem para serem agentes da transformação, tanto no plano da gestão como das políticas públicas.

Por ser uma área extremamente complexa, com regramentos próprios, seus atos são cada vez mais fiscalizados. E é exatamente nesse ponto reside a necessidade de profissionais cada vez mais preparados, com acesso à conhecimentos específicos, aprofundados e atualizados.

Cientes dessas responsabilidades, preparamos especialmente esse curso para desenvolver habilidades, conhecimentos técnicos, competências e liderança, com segurança jurídica e caráter prático, em busca de soluções para as demandas exigidas.

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Avaliação: Teoria e Prática

a) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
b) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
c) Tipos de avaliação da aprendizagem
d) Função da avaliação
e) Ensino, aprendizagem e avaliação
f) A concepção de fracasso escolar
g) Cultura avaliativa mediadora
h) Nova proposta de avaliação
i) Gestão escolar e avaliação
j) Projeto Político Pedagógico e avaliação
k) A avalização do Projeto Político Pedagógico
l) Registros e avaliação da aprendizagem
m) Instrumentos de avaliação
n) Tipos de instrumentos de avaliação
o) Prova prática
p) Projetos didáticos em sala de aula

Didática

a) Conceitualização e características da didática
b) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
c) Grandes educadores e a didática
d) Educação: definições e processos
e) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
f) Tendências pedagógicas na educação
g) Conteúdos operacionais da didática
h) Componentes do processo ensino-aprendizagem
i) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
j) Principais teorias da aprendizagem no ensino
k) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
l) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
m) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
n) Conteúdos escolares e de aprendizagem
o) Seleção e organização dos conteúdos
p) Técnicas de ensino-aprendizagem
q) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
r) Avaliação
s) Entender a importância da avaliação na educação
t) Planejamento educacional: tipos de planos
u) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
v) Projetar Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional os educacionais

Educação à Distância e Novas Modalidades de Ensino

a) Conceitos de EaD b) Tecnologias de Informação e Comunicação em EaD c) Histórico da modalidade a distância EaD d) Tecnologia e tecnociência e) A era da informação e do conhecimento f) Origem e significado da expressão sociedade em rede g) A evolução dos meios de comunicação h) Cibercultura i) Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação j) NTIC e a formação docente k) Ambientes Virtuais de Aprendizagem l) A web como ambiente de aprendizagem m) E-Learning, Blended learning, Mobile learning n) Sistemas e aplicativos para produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdos o) Gamificação e simuladores: estímulo ao pensamento lógico, reflexivo e criativo

Educação e Tecnologias

a) As tecnologias de informação e comunicação e a educação
b) Tecnologias e a mediação escolar
c) A hipermídia, a educação e a psicologia da aprendizagem
d) A influência da televisão nos processos escolares
e) As tecnologias de informação e comunicação e a sociedade
f) As tecnologias livres
g) As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
h) As novas tecnologias de informação e comunicação e os impactos na atualidade
i) Gamificação na educação
j) A aprendizagem pela gamificação
k) Os aplicativos no ensino
l) As metodologias de design de jogos educacionais
m) A metodologia ativa
n) O ensino híbrido e sala invertida
o) O ensino por projetos e estudo de caso
p) A neuroeducação

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

a) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
b) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
c) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
d) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
e) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
f) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
g) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
h) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
i) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
j) O que são as Ciências Cognitiva
k) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
l) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
m) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
n) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
o) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
p) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

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Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

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Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

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Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

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Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

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Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

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