O Curso
Numa sociedade em transformação acelerada, a gestão pública ganha cada vez mais importância. Afinal, os governos precisam fazer frente às novas demandas que surgem nesse processo, abrangendo as mais diversas áreas da administração pública, impactando positivamente a vida das pessoas.
Bons gestores públicos precisam estar preparados para avaliar os cenários existentes e atuarem para serem agentes da transformação, tanto no plano da gestão como das políticas públicas.
Por ser uma área extremamente complexa, com regramentos próprios, seus atos são cada vez mais fiscalizados. E é exatamente nesse ponto reside a necessidade de profissionais cada vez mais preparados, com acesso à conhecimentos específicos, aprofundados e atualizados.
Cientes dessas responsabilidades, preparamos especialmente esse curso para desenvolver habilidades, conhecimentos técnicos, competências e liderança, com segurança jurídica e caráter prático, em busca de soluções para as demandas exigidas.
a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar
d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente
a) Conceitos sobre currículo e sua trajetória históricas
b) Características e estruturas que envolvem um currículo de educação infantil
c) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação básica
d) As características e estruturas que envolvem um currículo de educação profissional e ensino superior.
e) Currículo
f) "Diferentes tipos de currículo: diálogos e conflitos"
g) "Currículo em políticas públicas"
h) "Currículo como produção social e noções de currículo oculto "
i) Seleção e organização dos conteúdos curriculares na escola
j) Currículo por competências
k) "Itinerários formativos e flexibilidade curricular"
l) Métricas e cargas horárias curriculares
m) "Conceitos e definições de projetos pedagógicos"
n) "Estruturação de um projeto pedagógico curricular"
o) "Documentos acessórios do projeto pedagógico curricular"
p) Tendências curriculares no Brasil
a) Desenvolvimento motor
b) Desenvolvimento motor da criança
c) Reflexos infantis
d) Habilidades motoras rudimentares
e) Crescimento e desenvolvimento motor e crianças
f) Locomoção
g) Equilibração e manipulação
h) Problemas do desenvolvimento neuropsicomotor
i) Habilidades especializadas
j) Combinação de movimentos
k) Crescimento e desenvolvimento motor de crianças
l) Crescimento e desenvolvimento motor de adolescentes
m) Aprendizagem motora
n) Fatores intervenientes
o) Resultados da aprendizagem motora
p) Transferência de Aprendizagem (TA)
a) História da psicologiaOrigem da psicologia moderna
b) Objeto de estudo da psicologia
c) Escolas psicológicas
d) Evolução histórica da psicologia da educação
e) Concepções de psicologia da educação
f) Noções de psicopedagogia
g) Noções de neuropsicopedagogia
h) Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo
i) Processos mentais e a constituição do psiquismo humano
j) Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem
k) Distúrbios fisiológicos e o desenvolvimento da aprendizagem
l) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
m) Psiquismo da criança frente ao processo de aprendizagem
n) Psiquismo na adolescência e a aprendizagem
o) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta
a) Explicando a diversidade cultural como característica da nossa formação humana e nacional
b) Reconhecendo o discurso pedagógico da diversidade
c) Entendendo a introdução a educação étnico-racial
d) Analisando os fundamentos legais para a educação das relações étnico-raciais
e) Reconhecendo o contato com a realidade de outro: histórias, culturas e sociedades africanas (literatura, arte, língua e cultura africanas e afro-brasileiras)
f) Definindo o outro: o negro na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições da matriz africana nas artes brasileiras e resistência negra no Brasil
g) Relembrando o contato com a realidade do outro: histórias, culturas e sociedades ameríndias e os diversos povos indígenas do Brasil: culturas indígenas no Brasil. (literatura, arte, língua e cultura indígenas brasileiras)
h) Nomeando o outro: os povos indígenas na sociedade brasileira, as relações raciais, contribuições dos povos indígenas nas artes brasileiras e resistência indígena no Brasil
i) Refletindo sobre a diversidade cultural e sobre o respeito às diferenças
j) Aplicando a diversidade cultural brasileira na prática docente
k) Desenvolvendo uma prática pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças
l) Avaliando a necessidade de repensar o papel do educador diante da diversidade cultural
m) Reconhecendo a escola como espaço privilegiado de encontro das diferenças
n) Desenvolvendo metodologia de ensino em educação das relações étnico-raciais
o) Produzindo uma educação voltada às relações étnico-raciais
p) Planejando currículo e práxis pedagógica voltados a diversidade cultural e étnico-racial: questões iniciais sobre currículo e práxis pedagógica
a) Educação inclusiva
b) História da educação de surdos no Brasil e no mundo.
c) Aspectos legais da Libras enquanto língua
d) Inclusão de pessoas surdas na escola regular
e) Oralismo, comunicação total e bilinguismo
f) Ensino-aprendizagem do aluno surdo
g) Língua brasileira de sinais - Libras
h) Alfabeto manual
i) Configurações das mãos (CM) na Libras
j) Pronomes e advérbios na Libras
k) Verbos na Libras
l) Classificadores na Libras
m) Saudações e apresentações na libras
n) Meses, dias da semana e estações do ano na Libras
o) Numerais e quantidades na Libras
p) Família e profissões na Libras
Sobre Nós
Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.
Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.
97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .
Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.
Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.
Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.
FAQ
Sim. Os cursos são autorizados para a modalidade EAD e tem conceito 4 no MEC, numa escala de 1 a 5, sendo apontada como um dos melhores modelos de EAD do Brasil Portaria nº 370 - DOU de 23/04/2018.
Para cursar uma pós é necessário ser formado em uma graduação, ou seja, ter o diploma de uma faculdade ou universidade. Já a graduação pode variar nas modalidades tecnológica, bacharelado ou licenciatura.
Os cursos 100% online funcionam totalmente a distância. Nele, o aluno é acompanhado por agentes de relacionamento, tutores, professores e mentores devidamente qualificados. Por meio de uma plataforma multidisciplinar de ensino, todos os materiais didáticos serão disponibilizados. Consulte sempre seu calendário acadêmico para verificar as datas de abertura e encerramento das unidades, dos respectivos exercícios de fixação, além das avaliações e demais informações. Não existe encontro presencial.
O curso está estruturado em 5 módulos de disciplinas, independentes entre si, para que seu aproveitamento seja o melhor possível, gerando um processo de aprendizagem mais eficiente. Cada disciplina contém 2 ou 4 unidades, devidamente identificadas dentro do ambiente virtual do aluno.
Cada disciplina é composta por 02 ou 04 unidades, sendo que em cada unidade existe uma atividade de fixação, com peso 1,0 ou 2,0. Além dos exercícios, em cada disciplina você realizará uma prova 100% online com valor peso 6,0, totalizando 10,0 pontos na disciplina. Para aprovação em cada disciplina o aluno deverá alcançar no mínimo 7,0 pontos de nota.
Após concluir a grade proposta pelo curso e entregar toda documentação necessária, o certificado será emitido em até 30 dias.
Ao final do curso o aluno pode optar em realizar ou não um trabalho de conclusão de curso, sendo este opcional.