Pós-Graduação

Supervisão e Orientação Escolar

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Esse curso objetiva que o egresso tenha dom

Introdução à EaD

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) Projetar Identificar importantes aspectos na construção de um projeto educacional os educacionais

Avaliação: Teoria e Prática

1) Construção da prática da avaliação educacional no Brasil
2) Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil
3) Tipos de avaliação da aprendizagem
4) Função da avaliação
5) Ensino, aprendizagem e avaliação
6) A concepção de fracasso escolar
7) Cultura avaliativa mediadora
8) Nova proposta de avaliação
9) Gestão escolar e avaliação
10) Projeto Político Pedagógico e avaliação
11) A avalização do Projeto Político Pedagógico
12) Registros e avaliação da aprendizagem
13) Instrumentos de avaliação
14) Tipos de instrumentos de avaliação
15) Prova prática
16) Projetos didáticos em sala de aula

Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem

1) Distúrbios da aprendizagem
2) Transtorno, distúrbio e dificuldade de aprendizagem
3) Características dos distúrbios de aprendizagem
4) Processo de inclusão e os distúrbios de aprendizagem
5) Transtornos e distúrbios relacionados à aprendizagem
6) Transtorno do espectro autista (TEA)
7) TDAH e TOD
8) Transtorno específico da aprendizagem
9) Aspectos neuropsicológicos: estruturas iniciais
10) Aspectos neuropsicológicos e aprendizagem
11) Aspectos neuropsicológicos e os transtornos/distúrbios de aprendizagem
12) Evidências neurológicas na intervenção psicopedagógica
13) Conceitos e limites da abordagem psicopedagógica
14) Principais teorias para a abordagem psicopedagógica
15) Epistemologia convergente de Jorge Visca
16) Fundamentos da abordagem centradana pessoa e a psicopedagogia

Psicologia da Aprendizagem

1) Origem da psicologia – Influências filosóficas
2) Psicologia científica
3) Escolas psicológicas
4) Objeto de estudo da psicologia
5) Origem da psicopedagogia
6) Concepções teóricas
7) Psicopedagogia na prática
8) Formas de atuação no mercado de trabalho
9) Psiquismo humano
10) Desenvolvimento do psiquismo
11) Processos e constituição do psiquismo humano
12) Pensamento e linguagem do desenvolvimento humano
13) Teorias do desenvolvimento
14) Humanismo
15) Psicanálise
16) Aprendizagem na adolescência

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Psicologia do Desenvolvimento

1) História da psicologia
2) Origem da psicologia moderna
3) Objeto de estudo da psicologia
4) Escolas psicológicas
5) Evolução histórica da psicologia da educação
6) Concepções de psicologia da educação
7) Noções de psicopedagogia
8) Noções de neuropsicopedagogia
9) Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo
10) Processos mentais e a constituição do psiquismo humano
11) Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem
12) Distúrbios fisiológicos e o desenvolvimento da aprendizagem
13) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
14) Psiquismo da criança frente ao processo de aprendizagem
15) Psiquismo na adolescência e a aprendizagem
16) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,