Pós-Graduação

Educação de jovens e Adultos

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Curso multidisciplinar com foco especial na Andragogia no mundo profissional, que

Educação de Jovens e Adultos

1) Pensamento político pedagógico ao longo da história
2) EJA como modalidade da Educação Básica
3) Inclusão social e diversidade cultural
4) Orientações curriculares para a EJA
5) Prática docente na EJA
6) Conteúdos relevantes sobre EJA
7) Produção do saber e cidadania
8) Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA
9) EJA e novas tecnologias
10) Tecnologias de informação e comunicação
11) Letramento digital na EJA
12) Métodos de ensino na EJA
13) Propostas curriculares para EJA e ensino profissionalizante
14) Propostas curriculares para EJA (Ensino Fundamental)
15) PROEJA
16) Programa EJATE CRefletir sobre a prática docente na EJA, na perspectiva da produção do saber e o desenvolvimento da cidadania

Educação Popular

1) Conceito e histórico da educação popular
2) O saber surge e circula
3) Terminologia popular
4) Educação popular hoje
5) Senso comum e a construção científica da educação popular
6) Competências e virtudes dos educadores
7) Metodologias na educação popular
8) Conceito de comunidade
9) Projetos multidisciplinares e a educação popular
10) Etapas e objetivos dos projetos multidisciplinares
11) Percepção dos educadores
12) Avaliação na perspectiva da educação popular
13) O papel da educação junto aos setores populares
14) Superação de barreiras escolares e a educação popular
15) Desafios da educação popular atualmente
16) Tendências da educação popular no cenário político-social brasileiro

Didática

1) Conceitualização e características da didática
2) Conhecer a conceitualização e as características dos fundamentos didáticos
3) Grandes educadores e a didática
4) Identificar os grandes educadores e suas teorias sobre Didática
5) Educação: definições e processos
6) Refletir sobre a história do processo de ensino e as tendências pedagógicas
7) Educação como forma de dominação
8) Reconhecer as acepções e processos da educação
9) Tendências pedagógicas na educação
10) Entender a influência das tendências pedagógicas nas práticas atuais
11) Conteúdos operacionais da didática
12) Identificar os trabalhos operacionais do trabalho docente em sala de aula
13) Componentes do processo ensino-aprendizagem
14) Reconhecer a importância dos componentes do processo de ensino-aprendizagem e sua influência nas “práxis” pedagógica
15) Entender as diferentes formas de organização disciplinas para explorar o conhecimento
16) Principais teorias da aprendizagem no ensino
17) Conhecer as principais teorias de aprendizagem
18) Sala de aula: espaço de construção do conhecimento
19) Identificar a sala de aula como espaço de construção do conhecimento
20) Conteúdos escolares e de aprendizagem
21) Entender a diferença entre conteúdo de ensino e aprendizagem e a importância na construção dos objetivos de aula
22) Seleção e organização dos conteúdos
23) Entender a logística que deve ocorrer na seleção e organização dos conteúdos
24) Técnicas de ensino-aprendizagem
25) Diferenciar métodos, técnicas e procedimentos de ensino
26) Avaliação
27) Entender a importância da avaliação na educação
28) Planejamento educacional: tipos de planos
29) Conhecer os diferentes tipos de planejamento
30) ProjetIdentificar importantes aspectos na construção de um projeto educacionalos educacionais

Organização e Legislação da Educação

1) Compreender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino
20Analisar os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96
3) Identificar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino
4) Conhecer o Plano Nacional de Educação: Objetivos e Metas
5) Apresentar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil
6) Analisar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade
7) Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Média
8) Compreender sobre a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial
9) Compreender os conceitos, histórico e evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar
10) Analisar os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais
11) Observar a formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais
12) Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e municípios
13) Compreender a Educação em direitos humanos – Resolução nº 001/2012
14) Identificar o que é e o que não é educação em direitos humanos
15) Observar por que educar para direitos humanos e cidadania
16) Analisar novos marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Andragogia e Educação Profissional

1) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
2) Andragogia: uma alternativa
3) Educação profissional e mercado de trabalho
4) Andragogia e psicologia da aprendizagem em fase adulta
5) Conceito de aprendente
6) O entendimento do conceito de Necessidade do conhecimento na Andragogia
7) O entendimento do conceito de motivação para aprender na Andragogia
8) O entendimento do conceito do papel da experiência
9) O entendimento do conceito de Prontidão para o aprendizado
10) Andragogia como Processo e suas etapas
11) Prática docente na educação profissional
12) Condicionantes no processo de ensino e aprendizagem no ensino profissional
13) Andragogia e interdisciplinaridade
14) Situação de Interdisciplinaridade: exemplo prático
15) Metodologias ativas aplicadas à andragogia
16) Metodologia ativa – estudo de caso aplicado na educação profissional padrões de projetos (Design Patterns

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,