Pós-Graduação

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Curso multidisciplinar integrando diversas

Introdução à EaD

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

1) Sobre Neuroeducação: surgimento e relevância
2) Tópicos, fundamentos e princípios da Neuroeducação
3) Os fundamentos das neurociências bem como a plasticidade neural no processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente
4) Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia
5) Apresentação de modelos que auxiliem na compreensão de mecanismos importantes
6) A estrutura orgânica do cérebro após o estímulo aplicado pelo professor/responsável e os resultados desenvolvidos a partir de suas potencialidade
7) Visão interdisciplinar e transdisciplinar do ensino e da prática pedagógica
8) Raciocínio crítico para avaliarem trabalhos de pesquisa na área de ensino/aprendizagem
9) Neuroeducação, como território de pesquisa multidisciplinar e dinâmica, sobre os desafios que fazem parte dos processos formais e informais do ensino-aprendizagem
10) O que são as Ciências Cognitiva
11) As Ciências Cognitivas como área multidisciplinaridade de pesquisa, em direção ao conjunto as áreas de Comunicação e Ciências da Informação, e a estruturação de Framework teórico capaz de dar suporte à pesquisa e à produção de tecnologias educacionais eficientes e eficazes
12) Como as Ciências cognitivas viabilizam as intenções pedagógicas do professor, de forma orgânica e ergonômica aos processos cognitivos de cada aluno
13) Produção de tecnologia educacional com fundamentos neuroeducativo
14) Design instrucional e neurociência e tomadas de decisão ao longo do processo de produção de tecnologias educacionais e como impactam positiva ou negativamente sobre a atenção, a apreensão do conteúdo, a memória de curta/longa duração, a consolidação, a evocação, a motivação, o raciocínio dos aprendentes
15) Como - e quanto - a capacidade ampliada (ou não) do professor pode interferir para vencer as resistências dos alunos para que aprendam a pensar de acordo com os raciocínios característicos de cada disciplina/profissão/área do conhecimento?
16) Quais os limites éticos em que a tecnologia cognitiva pode ser considerada um apoio cognitivo (softwares educacionais, próteses baseadas em chips para necessidades especiais, etc.)

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

1) As tecnologias da Informação e da Comunicação e as Bases da Psicologia da Aprendizagem
3) As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação
4) Relações entre mídia, cultura e subjetividade
5) Discussão sobre fundamentos, práticas e estratégias didático pedagógicas na EaD
6) Mídia, cultura e subjetividade
7) Tecnologias e Mediação escolar
8) As novas tecnologias da comunicação e informação
9) Relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
10) O aluno: necessidades e especificidades do ensino presencial e a distância
11) Hipermídia e Educação utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico
12) Novas tecnologias da Informação e educação: planejamento, elaboração e aplicabilidade no ensino presencial e/ou a distância
13) Slides
14) Chats, fóruns, videoaula, webconferência
15) Conteúdos didáticos digitais
16) Vídeos
17) Bases para elaboração de um projeto didático-pedagógico para uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação

Educação a Distancia e Novas Modalidades de Ensino

1) Conceitos de EaD
2) Tecnologias de Informação e Comunicação em EaD
3) Histórico da modalidade a distância EaD
4) Tecnologia e tecnociência
5) A era da informação e do conhecimento
6) Origem e significado da expressão sociedade em rede
7) A evolução dos meios de comunicação
8) Cibercultura
9) Os impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
10) NTIC e a formação docente
11) Ambientes Virtuais de Aprendizagem
12) A web como ambiente de aprendizagem
13) E-Learning, Blended learning, Mobile learning
14) Sistemas e aplicativos para produção, armazenamento e compartilhamento de conteúdos
15) Gamificação e simuladores: estímulo ao pensamento lógico, reflexivo e criativo
16) Perspectivas andragógicas e heautológicas

Sistemas Multimídia

1) Compreender o que é áudio e a diferença para o som
2) Aplicar técnicas de edição
3) Identificar e corrigir problemas de áudio
4) Compreender e saber como aplicar efeitos de áudio nas edições
5) Saber editar e compor mídias multisessão
6) Saber ajustar volumes e panoramas nos áudios
7) Entender a diferença de tempo musical e tempo real
8) Saber trabalhar com efeitos sonoros e mesas de som
9) Saber o que é e como surgiu o cinema
10) Entender o que é e a importância de uma Time Line
11) Conseguir realizar edições básicas
12) Conhecer e aplicar efeitos simples nas edições
13) Aprender a identificar os equipamentos e suas gravações
14) Entender como pensar em um produto do início ao fim
15) Aplicar o uso de imagens estáticas em um vídeo
16) Finalizar um vídeo para entrega-lo à seu cliente

Fundamentos da Educação

a) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
b) Identificar as diferentes naturezas da educação
c) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar d) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
e) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
f) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
g) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
h) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
i) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
j) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
k) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
l) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
m) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
n) Compreender as definições de educação e a sua ética
o) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Metodologias Ativas

1) Neurociência aplicada à prática pedagógica
2) Mudanças de paradigmas da educação
3) Aprendizagem significativa
4) Conceitos e tipos de aprendizagem
5) Conceitos fundamentais e teorias sobre metodologia ativa
6) As metodologias ativas de aprendizagem
7) ABP(Aprendizagem Baseada em Problemas)
8) Aprendizagem baseada em equipes- TBL
9) Aprendizagem por mapas conceituais
10) Sala de aula por estação
11) Cultura maker: educação mão na massa
12) Games educativos: o jogo do aprender
13) Papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem autorrregulada pelo estudante
14) Contrato pedagógico
15) Zona de desenvolvimento proximal
16) Avaliações ativas: a avaliação como aprendizagem contínua

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,