Pós-Graduação

Secretariado Escolar

  • 100% online
  • Duração de 03, 06 ou 12 meses
  • Carga horaria 360h
  • TCC Opcional
  • Conteúdo composto por webinar, videoaulas gravadas, podcast, apostilas e rotas de aprendizagem
  • Auxílio para adaptação de rotina de estudos
  • Início imediato
  • Registrado pelo MEC
  • Certificado com garantia de emissão em até 30 dias após o término da sua pós-graduação



  • Inscreva-se
Responsive image

Unyboss

O Curso

Esse curso objetiva que o egresso tenha condi

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

1) Conhecer a história da ludicidade
2) Compreender os aspectos históricos do lúdico
3) Identificar a origem dos jogos e brincadeiras
4) Compreender o que teóricos pensam sobre jogos e brincadeiras
5) Compreender o significado do lúdico como prática cultural
6) Entender como o brincar ocorre em diversas culturas
7) Reconhecer o lúdico como fonte de compreensão do mundo
8) Conhecer o papel do lúdico na educação
9) Compreender a importância do jogo simbólico para a criança
10) Entender as diferenças entre brincar livre e brincar coordenado
11) Conhecer o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil
12) Identificar jogos e brincadeiras adequados às faixas etárias
13) Compreender a importância do faz de conta na infância
14) Entender como ensinar de forma lúdica
15) Entender o que ocorre no cérebro durante as brincadeiras
16) Identificar tipos de jogos e brincadeiras lúdicas

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

1) As tecnologias da Informação e da Comunicação e as Bases da Psicologia da Aprendizagem
2) As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação
3) Relações entre mídia, cultura e subjetividade
4) Discussão sobre fundamentos, práticas e estratégias didático pedagógicas na EaD
5) Mídia, cultura e subjetividade
6) Tecnologias e Mediação escolar
7) As novas tecnologias da comunicação e informação
8) Relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea
9) O aluno: necessidades e especificidades do ensino presencial e a distância
10) Hipermídia e Educação uilização da mídia como instrumento didático-pedagógico
11) Novas tecnologias da Informação e educação: planejamento, elaboração e aplicabilidade no ensino presencial e/ou a distância
12) Slides
13) Chats, fóruns, videoaula, webconferência
14) Conteúdos didáticos digitais
15) Vídeos
16) Bases para elaboração de um projeto didático-pedagógico para uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação

Introdução à EaD

1) Concepções e legislação em EaD
2) Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem
3) Ferramentas para navegação e busca na Internet
4) Metodologias de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação

Fundamentos da Educação

1) Compreender os parâmetros e a definição do que é educação
2) Identificar as diferentes naturezas da educação
3) Analisar as perspectivas do cenário educativo atual e o impacto no ambiente escolar
4) Reconhecer a importância das Políticas Públicas e sua influência no âmbito educacional
5) Refletir acerca das diferenças entre pedagogia e as ciências que compõem o campo do ambiente educacional
6) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
7) Compreender as definições de pedagogia e de andragogia
8) Analisar educação e cultura e as definições intrínsecas entre elas
9) Analisar a pedagogia na atualidade e o seu impacto em outros segmentos
10) Compreender como ocorre a formação do pedagogo dentro e fora do ambiente escolar
11) Identificar as perspectivas da atuação do pedagogo na era contemporânea
12) Refletir acerca da pedagogia no mercado de trabalho e as suas implicações
13) Conhecer os principais pensadores e as suas contribuições para a pedagogia
14) Analisar as concepções e as tendências pedagógicas no cenário brasileiro
15) Compreender as definições de educação e a sua ética
16) Refletir a respeito da importância da tecnologia na educação atualmente

Português Instrumental

1) Funções da linguagem
2) Processos de comunicação
3) Linguagem como prática social
4) Processos de aprendizagem de leitura e escrita
5) Gêneros textuais
6) Tipos textuais
7) Formalidade de um texto
8) Procedimentos de coesão e coerência
9) Escrita acadêmica
10) Gêneros acadêmicos
11) Resumo acadêmico
12) Resenha acadêmica
13) Técnicas de exposição textual
14) Técnicas de argumentação textual
15) Produção de textos
16) Construção de textos

Organização e Legislação da Educação

1) Compreender os significados dos termos lei, diretrizes, bases e a estrutura de ensino
2) Analisar os princípios e fins da educação nacional – artigos 2º e 3º da Lei 9394/96
3) Identificar os aspectos do sistema escolar brasileiro e a administração do sistema nacional de ensino
4) Conhecer o Plano Nacional de Educação: Objetivos e Metas
5) Apresentar os objetivos, duração e organização da Educação Infantil
6) Analisar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos seus objetivos, duração, organização e obrigatoriedade
7) Observar a finalidade, duração, modalidade e organização do Ensino Média
8) Compreender sobre a Educação de Jovens e adultos e a Educação Especial
9) Compreender os conceitos, histórico e evolução do currículo e a verificação do rendimento escolar
10) Analisar os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais
11) Observar a formação dos profissionais da educação: agências formadoras e tipos de profissionais
12) Identificar os recursos financeiros para a educação as responsabilidades da união, estados e munícipios
13) Compreender a Educação em direitos humanos – Resolução nº 001/2012
14) Identificar o que é e o que não é educação em direitos humanos
15) Observar por que educar para direitos humanos e cidadania
16) Analisar novos marcos para a relação étnico racial no Brasil: uma responsabilidade coletiva

Gestão Educacional

1) Desenvolver o conceito de escola e sua origem histórica
2) A organização da escola face às consolidações da sociedade capitalista
3) Diferenciando o espaço escolar e suas diversas expressões do conceito de Educação
4) Apontar o papel dos diversos sujeitos sociais envolvidos no espaço educacional
5) A organização do trabalho escolar
6) Bases sociológicas da gestão escolar
7) A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola
8) Conceituar a gestão e o papel do “líder”/diretor como o sujeito social
9) O papel do gestor escolar na organização dos espaços educativos. Planejamento, acompanhamento e avaliação do trabalho pedagógico
10) Relação escola/comunidade
11) Política educacional no contexto das políticas públicas Análise e reflexão sobre políticas de educação inclusiva vinculadas à gestão educacional
12) Papel do município, da escola e da família na implementação da Educação Especial
13) Gestão Escolar Democrática e Cotidiano Escolar Inclusivo
14) Construção de um Projeto Político Pedagógico Inclusivo

Políticas Públicas e Educação

1) Sistema educacional brasileiro - histórico
2) Sistema educacional brasileiro - conceitos
3) Sistema educacional brasileiro - princípios
4) Sistema educacional brasileiro - características
5) Instâncias administrativas e organizacionais
6) Declaração Universal dos Direitos Humanos
7) Declaração da UNESCO/ONU sobre educação
8) Constituição da República Federativa do Brasil
9) Princípios e fins da educação nacional
10) Diretrizes e bases da educação
11) Plano Nacional de Educação
12) Diretrizes Nacionais para a Educação Básica
13) Financiamento da educação escolar
14) Fundo nacional de desenvolvimento da educação
15) Organização e financiamento da educação profissional de nível médio
16) Organização e financiamento do ensino superior

Práticas de Secretaria Escolar

1) Linguagem e Comunicação
2) Coerência e coesão
3) Redação oficial: ata, memorando, ofícios, e-mails.
4) Gêneros textuais da secretaria escolar: requerimento, certificado, declaração, histórico escolar, diário de classe
5) Introdução à informática
6) Noções: Sistema operacional
7) Editor de Texto
8) Planilha Eletrônica
9) Internet. Relações humanas e sua dinâmica
10) Relações de trabalho
11) Os padrões de relação e ética no atendimento ao público
12) Qualidade no atendimento ao público
13) Padronização do atendimento Procedimentos para arquivar documentos
14) Técnicas de organização de arquivos
15) Protocolos de entrada e saída
16) Tipos de protocolos e controles de documentos
17) Expedientes de informatização e gerenciamento de arquivos e documentos
18) Planejamento e suprimento de materiais, organizações, recursos, 19) classificação e armazenamento, patrimônio escolar e princípio de gestão ambiental e sustentabilidade

Faculdade Unypública

Sobre Nós


Gestão Pública

Com experiência de mais de 10 anos e expertise em Gestão Pública, a Unypós foi criada para oferecer cursos exclusivos e focados na Administração Pública. Nossos conteúdos são práticos e voltados para solucionar as demandas do dia a dia dos agentes públicos, conteúdo integralmente desenvolvido por professores que atuam na área e entendem as dificuldades e demandas profissionais exigidas. Além do nosso foco no setor público, outro grande diferencial é nosso atendimento ativo e humanizado. É comum que no EaD os alunos se sintam sozinhos e apresentem dificuldades em sua rotina de estudos, mas na Unypós são vistos como verdadeiros parceiros, tratados sempre pelo nome e não por um número de RA.

Responsive image
Professores Atuantes na Área Pública

Nosso corpo docente possui anos de experiência na administração pública, conhecendo na prática a rotina e dificuldades dos nossos alunos.

Responsive image
Satisfação Garantida

97.1% de nos alunos recomendam a instituição para amigos e familiares. Avaliação dos professores, média de 98,2% de aprovação .

Responsive image
Atendimento Humanizado

Dispomos de um time exclusivo de relacionamento que lhe ajudará de forma ativa e personalizada em sua rotina de estudos.

Responsive image
Aulas ao Vivo

Encontros online interativos com especialistas, sobre temas específicos, orientações técnicas e modelos de regulamentações. Tudo isso com embasamento legal e segurança jurídica.

Responsive image
Mentoria Individualizada

Para os alunos de cursos de Pós-Graduação com titulação PREMIUM, o aluno conta com uma mentoria exclusiva e individualizada com um especialista.

SATISFAÇÃO GARANTIDA

Cursos

Perguntas Frequentes

FAQ

,